Telemedicina e apoio técnico: como superar barreiras geográficas e garantir segurança no atendimento ao AVC

25 de agosto de 2025
capa2-min4-1200x675.png

A assistência ao paciente com AVC exige resposta rápida, decisões seguras e, acima de tudo, acesso a especialistas. Em cidades do interior, onde não há neurologistas disponíveis 24 horas por dia, como garantir um cuidado de excelência?

Essa foi a pergunta que o Dr. Diógenes Zãn, diretor do IMCer – Instituto Mente e Cérebro, propôs ao Dr. Leandro Dias Cezar, diretor técnico do Hospital São Francisco de Assis.

A resposta passou pela telemedicina.

Um novo hábito institucional

Para o Hospital São Francisco de Assis, a introdução do teleatendimento neurológico foi uma inovação. Como explicou o Dr. Leandro, hospitais de pequeno e médio porte, em geral, têm uma cultura mais voltada para processos internos. Inserir uma prática como a telemedicina exigiu vencer barreiras culturais e estruturais.

“Criar o hábito da ligação, da filmagem, foi um desafio. Mas vencida essa etapa inicial, foi um grande avanço”, destacou o diretor.

O principal benefício? Preencher lacunas de atendimento altamente especializado, que são praticamente impossíveis de suprir presencialmente em regiões com escassez de profissionais.

“Como compor uma escala de neurologistas 24 horas por dia, sete dias por semana, em uma cidade do interior? É inviável. E é justamente aí que a telemedicina entra como solução”, reforçou o Dr. Leandro.

Segurança assistencial e respaldo clínico

Com o apoio da equipe especializada do IMCer, os profissionais do hospital passaram a ter segurança nas condutas e decisões clínicas, mesmo diante de casos complexos.

“Hoje nossos médicos têm tranquilidade para atender. Sabem que, mesmo nos casos que não são AVC isquêmico, a equipe do IMCer está ali para orientar e apoiar”, afirmou.

Essa presença, mesmo que virtual, fez toda a diferença. Como o próprio Dr. Leandro pontuou, a neurologia é uma das especialidades mais complexas da medicina, e nem sempre é possível contar com neurologistas à disposição presencialmente. O suporte remoto supre essa lacuna com qualidade e eficiência.

“A gente certamente não teria os resultados que temos hoje se não fosse o TeleAVC® IMCer”, concluiu.


👉 Assista à entrevista completa com o Dr. Leandro Dias Cezar no canal do YouTube do IMCer.


IMCELER

IMCELER – Medicina Especializada




IMCELER

IMCELER – Medicina Especializada




Soluções integradas para aprimorar a assistência hospitalar com excelência, segurança e qualidade, em hospitais de todo o Brasil.


Diretor técnico:
Dr. Diógenes Guimarães Zãn
CRM-RS 41.685
RQE RS 34.942 – neurologista
RQE-RS NRI 39.490 – neurorradiologista

1353

Vidas impactadas pelo TeleAVC®

Última atualização: 04/12/2025 – Saiba mais! 💙

Soluções integradas para aprimorar a assistência hospitalar com excelência, segurança e qualidade, em hospitais de todo o Brasil.


Diretor técnico:
Dr. Diógenes Guimarães Zãn
CRM-RS 41.685
RQE RS 34.942 – neurologista
RQE-RS NRI 39.490 – neurorradiologista


1353

Vidas impactadas

pelo TeleAVC®

Última atualização:
04/12/2025 – Saiba mais! 💙



Site feito com 🤍 por MC Marketing