Eficiência operacional na saúde: os 3 P’s que transformam serviços e resultados

28 de outubro de 2025
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No quarto episódio do quadro “Saúde em 30 Minutos”, o Dr. Diógenes Zãn, diretor do IMCELER, e Luiz Carlos Machado Neto, administrador, contador e cofundador da Legaver, abordaram um tema essencial para a gestão hospitalar: como organizar a estrutura operacional para aumentar a eficiência.

O Dr. Diógenes explicou que qualquer serviço ou produto, seja um atendimento médico, um laudo de radiografia ou uma operação administrativa, depende diretamente de pessoas e processos:

“Produtos e serviços são gerados por pessoas e processos. Em saúde, precisamos que essas pessoas sejam cada vez mais eficientes, usando menos tempo para produzir mais. E a modernidade tem nos ajudado nisso, especialmente a tecnologia.”

Luiz Carlos complementou, mostrando que a eficiência depende da integração de três pilares fundamentais: pessoas, processos e performance — os chamados 3 P’s:

“É uma tríade: pessoas, processos e performance. Para que isso funcione, é necessário ter uma cultura de performance, de resultado. Uma pessoa sozinha não consegue mudar isso, a companhia precisa olhar para esse movimento para gerar retorno decisivo.”

Investir na organização de pessoas e processos, apoiado por uma cultura de performance, é o caminho para tornar os serviços de saúde mais eficientes, melhorar resultados e fortalecer a sustentabilidade das instituições.



Este conteúdo faz parte do quarto episódio do quadro “Saúde em 30 Minutos” e está disponível na íntegra no canal do YouTube do IMCELER.


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IMCELER – Medicina Especializada




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Soluções integradas para aprimorar a assistência hospitalar com excelência, segurança e qualidade, em hospitais de todo o Brasil.


Diretor técnico:
Dr. Diógenes Guimarães Zãn
CRM-RS 41.685
RQE RS 34.942 – neurologista
RQE-RS NRI 39.490 – neurorradiologista

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Última atualização: 04/12/2025 – Saiba mais! 💙

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