O valor do acompanhamento médico após o AVC: a importância da continuidade do cuidado

20 de novembro de 2025
3-1200x675.jpg

No quarto episódio da série “Cada minuto conta. Cada vida também – Histórias reais de quem teve uma segunda chance graças ao TeleAVC® IMCELER”, o Dr. Vitor Melgar, Coordenador da Linha de Cuidado do IMCELER e especialista em telemedicina, conversou com Jair Flores, de 65 anos, sobre como foi o período após a alta hospitalar — uma etapa essencial para a recuperação e a prevenção de novos episódios.

O Dr. Vitor perguntou como Jair enfrentou os primeiros dias em casa e se precisou de fisioterapia ou acompanhamento médico após o AVC.

Jair relembrou que, nos primeiros dias, ainda havia incertezas sobre a causa do problema:

“Na primeira internação, a doutora Camila explicou para mim e para minha esposa que, enquanto não soubessem a causa que levou ao AVC, eles não poderiam me dar alta com o tratamento completo. Mas, para minha surpresa, cinco dias depois, recebi alta. Dois meses e meio depois, minhas pernas começaram a travar — eu tentava caminhar e não conseguia. Era algo semelhante ao que senti da primeira vez.”

Ele contou que precisou retornar ao hospital e passar por uma nova internação:

“Dessa vez fiquei dez dias internado. Fui muito bem atendido, novamente. Agora estou em acompanhamento com o Dr. Diógenes e realizando exames. Fora uma dorzinha na nuca de vez em quando, estou bem, me sentindo praticamente normal.”

O Dr. Vitor reforçou a importância da continuidade do acompanhamento médico, mesmo após o tratamento de emergência:

“O tratamento que você recebeu na fase aguda é o de urgência — precisa ser resolvido em até quatro horas e meia do início dos sintomas. Mas é fundamental seguir com a investigação para entender claramente o motivo do AVC e evitar que isso aconteça novamente. O passado a gente não muda, mas conseguimos prevenir complicações no futuro.”

A história de Jair reforça que o cuidado com o AVC não termina na alta hospitalar. O acompanhamento médico, o controle de fatores de risco e o tratamento contínuo são indispensáveis para garantir qualidade de vida e reduzir o risco de um novo episódio.

Este texto foi produzido com base na conversa entre o Dr. Vitor Melgar e Jair Flores, apresentada no quarto episódio da série “Cada minuto conta. Cada vida também – Histórias reais de quem teve uma segunda chance graças ao TeleAVC® IMCELER”.

Assista ao episódio completo no canal do IMCELER no YouTube: youtube.com/@imceler


IMCELER

IMCELER – Medicina Especializada




IMCELER

IMCELER – Medicina Especializada




Soluções integradas para aprimorar a assistência hospitalar com excelência, segurança e qualidade, em hospitais de todo o Brasil.


Diretor técnico:
Dr. Diógenes Guimarães Zãn
CRM-RS 41.685
RQE RS 34.942 – neurologista
RQE-RS NRI 39.490 – neurorradiologista

1353

Vidas impactadas pelo TeleAVC®

Última atualização: 04/12/2025 – Saiba mais! 💙

Soluções integradas para aprimorar a assistência hospitalar com excelência, segurança e qualidade, em hospitais de todo o Brasil.


Diretor técnico:
Dr. Diógenes Guimarães Zãn
CRM-RS 41.685
RQE RS 34.942 – neurologista
RQE-RS NRI 39.490 – neurorradiologista


1353

Vidas impactadas

pelo TeleAVC®

Última atualização:
04/12/2025 – Saiba mais! 💙



Site feito com 🤍 por MC Marketing